Estátuas (3)

VILA NOGUEIRA DE AZEITÃO / ROSSIO

Em Vila Nogueira de Azeitão, concelho de Setúbal, sopé da Serra da Arrábida, um grupo de cidadãos constituiu uma associação “dos Amigos de Sebastião da Gama”. Deseja reunir fundos e vontades para edificar na localidade um monumento condigno à memória do poeta de Serra Mãe. Mas, dirá quem conhece bem a vila, já existe ali uma rua com o nome do escritor, uma biblioteca-museu que o homenageia... No Portinho da Arrábida já lá está um memorial, perto do Forte de Santa Maria, onde Sebastião viveu vários anos... Não é suficiente, afirmam, convictos. (E eu concordo...)
Querem ainda, com diversas iniciativas, dar a conhecer quanto escreveu. Mais do que monumentos em pedra ou bronze, será esta a melhor homenagem que podem prestar a Sebastião da Gama. É sempre esta a melhor homenagem que alguém pode prestar a um escritor, que precisa pouco de monumentos, mas muito de leitores que o compreendam.

2 comentários:

Teresa Lobato disse...

Ainda bem, Ruy, que dás mais uma achega para divulgar esta associação. E na divulgação do nome de Sebastião da Gama. És bem-vindo em Azeitão!

Anónimo disse...

Só mais uma achega: é à Associação Cultural Sebastião da Gama que o "post" se refere, que assim é que se chama e sob este nome é que está legalizada. Obviamente, o mais importante é a obra de SG e a sua leitura. Obviamente, a memória também se faz com um monumento. E oxalá ele venha a existir! Seja o leitor (e o autor) bem-vindo à Associação, se assim o quiser...